Dicas · Viagens

Uma volta (quase) 360º pelo Morro do Moreno, em Vila Velha

57_Morro do Moreno Vila Velha e Vitória ES (Natália Cagnani)

Ainda da janela do avião, já é possível ver o Morro do Moreno, em Vila Velha. Coberto pela Mata Atlântica, seu tamanho majestoso chama a atenção de longe. Ao seu lado, nada menos do que outro cartão-postal da cidade que deu origem ao Espírito Santo: o Convento da Penha. Para completar a lista de celebridades, a Terceira Ponte completa a paisagem. Um visual e tanto para quem chega ao estado capixaba!

Continuando a série de posts sobre a minha viagem ao Espírito Santo, hoje eu vou apresentar uma perspectiva um pouco diferente do Morro do Moreno. Procurado por suas opções de trilha e esportes de aventura, ele abriga praias secretas ao seu redor e vistas de tirar o fôlego de Vitória. Nosso passeio começa pelos pés da montanha até completar uma volta de 360º (quase) ao seu redor. Me acompanha?

O que fazer no Morro do Moreno?

Há diversas formas de curtir a região cercada pelo verde exuberante da Mata Atlântica. A mais conhecida delas é, sem dúvidas, a possibilidade de fazer trilhas — a pé, de bike, moto ou carro 4×4 — além de esportes de aventura como o rapel e o parapente.

Do alto dos 184 metros do Morro do Moreno, é possível ter uma vista panorâmica de toda a orla de Vila Velha e parte de Vitória, dependendo do caminho que você escolhe seguir. Além da rampa para voo livre, há três mirantes naturais para explorar. Localizado na Praia da Costa, é considerado o ponto mais alto da cidade.

Uma das trilhas leva até um ponto conhecido como Testa da Macaca, sem contar os setores Boca e Barriga. Por que esses nomes? Visto de cima, o morro tem o formato de uma macaca grávida. Tem coisas que somente uma imagem explica, não é? Se tiver curiosidade de ver a forma inusitada, visite o site Rapeleiros Capixabas para conferir. Lembra mesmo!

Passeio 360º pelos arredores do Morro Moreno ES

Como viajei sozinha e foi a minha primeira vez no Espírito Santo, deixei o turismo de aventura para uma outra hora. É sempre bom ter companhia e conhecer bem a região antes de se aventurar, não é mesmo? Meu foco ao conhecer o Morro do Moreno em Vila Velha foi explorar todo o entorno (a maior parte dele).

Farol de Santa Luzia

Eu me hospedei em um hotel bem localizado na orla da Praia da Costa. De lá, caminhei pela Praia da Sereia até o Farol de Santa Luzia, pertinho do morro. Passei na área fora do horário de visitação, então acabei não entrando, mas valeu a vista do lado de fora.

Com 12 metros de altura, o farol foi construído na cidade de Glasgow, na Escócia, em 1870. Um ano depois, por encomenda do Barão de Cotegipe — João Maurício Wanderley, responsável pela Marinha durante o reinado de Dom Pedro II — o monumento foi inaugurado. Além dele, há uma vila residencial militar na área.

Perto dali, existe uma pequena enseada com piscina natural escondida atrás do muro de um condomínio. Não é por acaso que a região é conhecida como Praia Secreta. Por estar em uma propriedade particular, eu não visitei, mas o blog Capixaba na Estrada teve a chance de conhecer e conta como foi.

Praia do Ribeiro

Voltando um pouco, entrei em uma das vias que corta a rua do farol e cheguei até a pequena Praia do Ribeiro. O cenário rende belas fotos graças ao colorido dos barcos atracados na volta. Sem contar o clima de paz e o silêncio, quebrado apenas pelo som das ondas do mar. Um ambiente bem aconchegante e contemplativo.

Com grande valor histórico para a região, a praia foi escolhida como residência de Vasco Fernandes Coutinho, considerado o primeiro donatário da Capitania do ES. Ela também dá acesso à ladeira que contorna o Morro do Moreno, proporcionando, no caminho, uma bela vista para a Ilha da Baleia, a baía de Vitória e a Terceira Ponte.

Praia do Bananal

No início da subida, aproveitei para tirar fotos da Praia do Ribeiro de outro ângulo e da Ilha da Baleia. Ao seguir pela estrada, logo adiante, no canto direito, tem uma pequena escada que leva a uma praia cinematográfica: a Praia do Bananal. Com uma pequena faixa de areia e mar de águas calmas, a paisagem lembra uma ilha deserta, um paraíso para curtir as belezas do Espírito Santo.

É uma praia bem pequena, rústica e cheia de charme. Na minha visita, não absolutamente ninguém na volta. Não sei se é sempre assim, mas eu acredito que é um lugar ainda pouco frequentado e que ainda preserva um ar de refúgio, sabe?

Pousada do Farol

Mais adiante, quase no fim da linha, é possível avistar a Pousada do Farol, localizado em uma área de preservação ambiental. Seu jardim colorido e cheio de esculturas divertidas já vale uma parada para fotos. O verdadeiro tesouro, no entanto, fica nos fundos da hospedagem. Se você seguir em direção às pedras, elas conduzem até a uma visão panorâmica da baía de Vitória e da Terceira Ponte de um novo ângulo.

É um bom lugar para contemplar a vista para o mar, esvaziar a mente ou até mesmo fazer um piquenique nas pedras. Foi uma surpresa agradável! Quando planejei o passeio ao redor do Morro do Moreno, não esperava encontrar um visual assim. Vale destacar que a região também guarda as trilhas que levam até o topo de um dos cartões-postais de Vila Velha.

O caminho segue até o pé da Terceira Ponte, mas eu não consegui contornar o morro até o fim. Quando cheguei na pousada, o dia já estava escurecendo. Achei melhor voltar antes do sol se pôr, já que eu estava sozinha e não tinha ninguém por perto.

Para quem não quiser ou não puder se aventurar pelas trilhas do Morro do Moreno, conhecer os arredores é uma boa pedida de passeio. Vale pela caminhada, pelas fotos e pelo visual da cidade sob novas perspectivas. Afinal, dizem que a melhor forma de explorar um destino é caminhando, não é? Acho que é a melhor forma de sentir o lugar e desvendar cantinhos secretos que talvez nem todo mundo conheça.

E você, já se aventurou nas trilhas ou de rapel no Morro do Moreno? Me conta como foi! No próximo post sobre a viagem, eu vou fazer um tour pelas praias de Vila Velha…

 

Deixe um comentário