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Cable Car de San Francisco: dicas para aproveitar o bondinho mais famoso do mundo

Vamos começar a viagem pela Califórnia? Eu já falei para vocês que San Francisco era um destino dos sonhos, né? O segundo da minha longa lista para conhecer o mundo. Um dos motivos era ter a chance de atravessar a Golden Gate Bridge ao vivo e a cores e o outro é o tema desse post. Quem, além de mim, sempre quis andar no famoso bondinho de San Francisco? O Cable Car foi o ponto de partida do meu roteiro.

Cable Car de San Francisco, na Califórnia (Natália Cagnani)

Aliás, quando a gente pensa em transporte em San Francisco, a primeira imagem que vem à cabeça é dos famosos bondes, né? Uma das atrações turísticas mais concorridas por lá. Sempre tem fila nos pontos de partida, pessoas fotografando pelo caminho e belas paisagens da baía ladeira acima ou abaixo.

Não dá para ir até San Francisco e não fazer um passeio de Cable Car. É tão inesquecível quanto atravessar a Golden Gate Bridge, sem contar toda a história por trás dos trilhos. Os bondinhos de San Francisco são como pequenos museus a céu aberto.

Isso porque há algum tempo atrás, em 1873, eles eram o principal meio de transporte na cidade e também a forma mais segura de subir e descer as inclinadas ladeiras san franciscanas por meio de 23 linhas que ligavam a cidade.

Na época, o sistema de Cable Cars era o único do mundo com operação manual. E tudo quase foi ladeira abaixo depois do grande terremoto que atingiu a cidade em 1906. A boa notícia é que os bondes resistiram e hoje são as principais atrações para quem vai a San Francisco.

Por onde passam as linhas do bondinho

São três linhas diferentes, que passam por trechos repletos de subidas e alguns dos cartões-postais de San Francisco (Bay Bridge, Lombard Street, as ladeiras de Nob Hill, Chinatown): Powell & Hyde St, Powell & Mason St e California St. As duas primeiras são muitos similares, mas ainda sim com paisagens diferentes. Por isso, eu recomendo que você conheça todas, se tiver tempo. Vale a pena! 🙂

E o mais legal é que os bondinhos operam todos os dias da semana, com horários especiais nos finais de semana. O ticket custa $7 por trecho. Você pode ir sentado perto do “maquinista”, mais para trás em uma pequena área fechada com bancos ou de pé, levemente pendurado em uma das laterais.

Eu queria ter escolhido a última opção, mas por algum motivo eu acabei sentando em todas as viagens que fiz. E não foram poucas! Com o San Francisco City Pass, eu tive direito a andar quantas vezes quisesse por três dias consecutivos. Aproveitei! Mas sabe o que isso significa? Preciso voltar logo para andar de novo. Acredite, é um passeio que não cansa, não importa quantas vezes você vá.

Powell & Hyde Street

Mas voltando às linhas, a Powell & Hyde St (mapa) é a mais famosa e uma das mais disputadas. Se você for até a rotatória da Powell St com a Market St, no ponto de partida perto da Union Square, certamente vai pegar fila e, dependendo da época da viagem, também vai pegar bastante sol. O fim da linha é na Hyde St, perto do Fisherman’s Wharf.

No caminho, você pode parar no topo da Lombard St, descer a rua, tirar fotos lindas e depois seguir adiante ou emendar outros passeios ali por perto. Vou falar mais sobre uma das atrações mais fotografadas e filmadas por lá no próximo post.

Foi isso que eu fiz, mas a programação era esticar até Chinatown e aproveitar para conhecer o Museu do Cable Car. Só que eu estava muito curiosa para ir ao Fisherman’s Wharf e ao Pier 39. Então eu mudei o roteiro no dia e segui para lá a pé, depois de descer e subir a Lombard Street. Na volta, peguei o mesmo bondinho no fim da linha.

Powell & Mason Street

A Powell & Mason St (mapa) é bem similar, inclusive o ponto de partida é o mesmo. O que muda é o percurso, que te leva até a Bay Street, próximo da área do Fisherman’s Wharf, mas em outro ponto, um pouco mais afastado. No caminho, você vê um pedacinho de Chinatown e de Little Italy.

Pela programação intensa do roteiro, eu usei essa linha para ir do Fisherman’s Wharf em direção à Union Square. Foi um passeio noturno, subindo as ladeiras de San Francisco. Eu gostei mais de andar durante o dia para fotografar e aproveitar melhor o passeio, mas se o seu passe é ilimitado, aproveite o máximo que puder, dia e noite, noite e dia.

California Street

A California St (mapa) é a mais tranquila de todas e tão linda quanto, com a ponte que liga San Francisco a Oakland como pano de fundo. O bondinho sai do bairro Embarcadero, na Market Street com a California Street, uma das ruas mais famosas da cidade, e passa pelo Financial District e por Chinatown até a Van Ness Avenue.

É uma das linhas mais tranquilas, sem filas. Então eu peguei no fim da linha até a Van Ness Avenue. De lá, andei um pouquinho até um ponto de ônibus e segui viagem para o Golden Gate Park. Isso também fica para outro post, quando eu for detalhar o dia a dia em San Francisco para vocês.

Dicas para aproveitar o Cable Car de San Francisco

Você não precisa ficar em filas por mais de 1h como a maioria das pessoas faz, inclusive eu. Primeiro, olhe o mapa com as três linhas, escolha a sua e siga os trilhos. No meio do caminho há placas indicando ‘Cable Car Stop’, é onde o bondinho para se você der um sinal. O intervalo entre a saída de um bonde e de outro geralmente é de 15 minutos.

Vale passar por ali para acompanhar a saída dos bondinhos. Tudo é feito manualmente. Quando um carro está prestes a sair, dois guias se posicionam na parte de trás para girar o bondinho em uma das plataformas giratórias no fim da linha e prepará-lo para a próxima viagem. As melhores fotos são na plataforma da Market St com a Powell St.

Há três opções de passeio: sentar no banco na parte de dentro ou ficar de pé no fundo, sentar no banco na parte de fora (perto do condutor) ou andar de pé, segurando um dos pilares, meio pendurado.

Quer tirar fotos com os melhores ângulos? Vá de pé! Para descer antes do fim da linha, diga ao condutor qual será sua parada. Não há cordinhas, nem sinal para isso.

Quer andar de bondinho o máximo que der? Compre o San Francisco City Pass ou o MUNI Passport, que dá direito ao cable car, metrô, ônibus e os bondinhos históricos da linha F. Tem passes para 1, 3 ou 7 dias. Você também pode pagar por viagem, comprando diretamente com um dos guias dentro da própria condução, depois de embarcar.

Onde sentar para tirar as melhores fotos? Para ter a melhor vista, o melhor lugar é ao lado da baía. Se estiver saindo do centro, escolha o lado direito. Se estiver voltando, saindo do Fisherman’s Wharf, fique do lado esquerdo.

Além do visual da cidade, repare também no trabalho do condutor ao tocar o sino para avisar quando o bonde está passando, ao frear e segurar a velocidade nas subidas e descidas íngremes das ladeiras de San Francisco. Aproveite também para tirar fotos do bondinho vazio no fim da linha.

Como usar o transporte público em San Francisco

Transporte público em San Francisco (Natália Cagnani)

Ao pensar em San Francisco, a primeira imagem que vem à cabeça é a dos famosos bondes. E não é para menos. O cable car é atração turística obrigatória para todos que passam pela cidade, mas não é a única opção de transporte por lá.

O transporte público de San Francisco, o San Francisco Municipal Railway (MUNI), funciona muito bem e é fácil de usar. Claro que andar pelas ruas e ladeiras da cidade é a melhor forma de conhecer tudo, mas um ônibus aqui ou um metrô ali vão ajudar a otimizar seu roteiro de viagem, já que nem todas as atrações ficam tão próximas.

Tem ônibus elétricos, ônibus normais e ônibus que parecem bondes. Cada ponto de ônibus indica as linhas que passam por ali e têm um letreiro luminoso para mostrar quanto tempo até que o próximo ônibus daquelas linhas cheguem. Isso é demais, não é? Assim, você sempre fica sabendo o tempo que vai ter que esperar, sem surpresas, porque eles costumam ser bem pontuais.

E enquanto espera ainda pode conferir o mapa da cidade e planejar melhor sua viagem. Ah! Eu não peguei nenhum ônibus cheio. Consegui sentar em todos. Outra coisa é a forma de chamar pelo ônibus. Não vi ninguém fazendo sinal para ele parar. Os motoristas simplesmente paravam em pontos com passageiros. Linhas com números são as únicas que podem passar direto, porque atendem um serviço expresso (mais rápido).

A entrada é pela porta da frente ou pela lateral. Para pagar, basta apresentar o San Francisco City Pass ou o MUNI Pass. Se não tiver nenhum deles, pode fazer o pagamento na hora e em dinheiro.

A passagem custa $2,25. É só colocar na máquina ao lado do motorista e aguardar o recibo. Guarde este papel. Com ele, você pode usar outros ônibus grátis no intervalo de 90 minutos, às vezes até mais, dependendo do tempo que estiver escrito no recibo.

Diferente do cable car, os ônibus contam com cordinhas perto das janelas. Para sinalizar que quer descer, é só puxar e aguardar. San Francisco também tem metrô, mas eu acabei não usando. Os ônibus e os bondinhos supriram bem o meu roteiro. Ah! As bicicletas também tomam conta da cidade, não tanto quanto Amsterdam, aparentemente, mas ainda sim, marcam presença pelas ruas.

No próximo post, eu vou falar mais sobre a visita a uma das ruas mais sinuosas do mundo e mais floridas, a Lombard Street, além de opções de passeios a partir dela. Aguarde!

2 comentários em “Cable Car de San Francisco: dicas para aproveitar o bondinho mais famoso do mundo

    1. Oi, Pedro! Tudo bem?

      Primeiramente, muito obrigada pelo seu comentário. 🙂

      Acabei perdendo a notificação e te deixei sem resposta. Talvez você já tenha até visitado San Francisco e andando pelo Cable Car. Espero que você tenha ido se estava na sua lista de destinos para conhecer. ˆˆ

      Embora atrasada, vou deixar aqui a minha resposta para você. Como já faz algum tempo que estive na Califórnia, não me lembro dos detalhes. Mas a Post Street é uma rua que corta a Hyde Street. Olhando o mapa disponibilizado pela Muni (que é o sistema de transporte de lá), tem uma parada na Post Street com a Powell Street. Vou colar o link aqui: https://www.sfmta.com/sites/default/files/pm-ph_mason-hyde_pdf.pdf

      Seja qual for a rota que você escolher entre as três disponíveis, você pode pegar o bondinho tanto para ir como para voltar. O tempo de viagem passa muito rápido (eu não queria descer quando o trajeto terminava hehe). Não sei dizer com precisão qual o tempo. No site do app Moovit, tem uma estimativa de 22 minutos para a rota completa: https://moovitapp.com/index/en/public_transit-line-PH-SF_Bay_Area_CA-22-226-637902-0
      Você também pode planejar sua viagem diretamente pelo site https://www.sfmta.com/getting-around/muni/cable-cars para ter uma ideia do tempo e do trajeto. 🙂

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