Dicas · Viagens

Fisherman’s Wharf e Pier 39: leões marinhos, gaivotas e cruzeiro na baía de San Francisco

Hoje estou aqui para cumprir uma parte do roteiro da viagem de San Francisco que eu falei lá no início, mas queria dedicar um post inteiro para ele. Uma volta pelo Fisherman’s Wharf e pelo famoso Pier 39. Além disso, vou compartilhar também mais uma atração que aproveitei com o City Pass: um passeio de barco até a ponte Golden Gate, passando por baixo dela e pertinho de Alcatraz.

Pier 39 em San Francisco, Califórnia (Natália Cagnani)

Eu estava muito ansiosa para andar pela orla de San Francisco, passando pelos píeres da cidade, principalmente pelo 39, que é o mais famoso por lá e sempre um dos mais movimentados. Nosso passeio começa bem perto dessa região, no Fisherman’s Wharf.

Eu já contei aqui como chegar lá com o Cable Car. Duas linhas fazem a rota até a área e também dá para ir a pé da Lombard Street, se você quiser seguir uma das minhas sugestões de roteiro, que eu compartilhei no início da viagem.

Fisherman’s Wharf, de tudo um pouco

Mais afastado da região central de San Francisco, o Fisherman’s Wharf é um espaço que reúne pescadores, que tiram o seu sustento das águas da baía há várias gerações; vida marinha, com os ilustres moradores que fazem a alegria de quem passa por lá; e muitas opções de lazer, desde restaurantes dos mais diversos tipos a passeios de barco.

O Fisherman’s Wharf é um lugar plural, com muitas coisas para fazer. Tem várias lojinhas de souvenirs. Tem o famoso pão sourdough da Padaria Boudin. Tem o próprio Cable Car e outros ônibus mais antigos que andam pelos trilhos também. Tem artistas de rua. Tem um cantinho muito especial para observar moradores bem barulhentos e pra lá de famosos, os leões-marinhos.

Tem também um museu, o USS Pampanito, que é um submarino da Segunda Guerra Mundial (acabei não conhecendo, porque sou um pouquinho claustrofóbica e não tinha certeza se daria conta da visita).

Lojinhas de souvenirs

Encontrar lembrancinhas e coisas legais para comprar é uma tarefa fácil no Fisherman’s Wharf. Opções não faltam. Não são as mais baratas, mas é bom passear por elas e, quem sabe, levar uma coisa ou outra. Eu comprei uma blusa com a ponte Golden Gate, que eu não vi em nenhum outro lugar. Foi só isso!

Também queria uma daquelas jaquetas colegiais de moletom, sabe? Se você quiser uma, procure em Sausalito primeiro. Foi o lugar mais em conta de todos que olhei. E eu vi até em Chinatown. Só que eu queria muito uma de San Francisco e com alguns detalhes bem específicos. Essas jaquetas são muito comuns por lá e têm variações de escrita e design. Leve a que você gostar mais.

Eu comprei souvenirs em lugares bem distribuídos, alguns a caminho da Golden Gate, no Warming Hut, outros no centrinho de Sausalito. É bem fácil encontrar.

O famoso pão sourdough

Ir em San Francisco sem provar o pão mais famoso da Califórnia não dá. É quase uma tradição, então tente incluir no seu roteiro de viagem e depois me conta aqui o que achou. Conhecido como sourdough bread, o pão tem fermentação natural e passa por um longo período de fermentação, ficando com um sabor levemente azedo.

Um dos lugares mais badalados para provar o famoso pão é a Boudin Bakery. A padaria é super tradicional em San Francisco, o atendimento é muito bom e tem uma unidade no Fisherman’s Wharf (a mais famosa das 30 espalhadas pela Califórnia). Ao lado da entrada, em uma parede de vidro, você pode acompanhar de perto o trabalho dos padeiros e ver os pães sendo preparados.

Parada do Cable Car

O Fisherman’s Wharf está na rota do Cable Car. Duas linhas do famoso bondinho te levam até lá. É bem fácil incluir no seu roteiro de viagem, tão fácil que eu fui umas três vezes lá, sempre usando o City Pass para aproveitar ao máximo o Cable Car e otimizar o meu tempo.

Ah! Faz bastante frio de noite, pelo menos no outono, porque é na beira mar, né? E venta demais! Então, não cometa o mesmo erro que eu. Fez tanto calor durante o dia, céu azul e eu andei muito pra lá e pra cá. Aí pensei que não precisava de agasalho. Casaco para quê, né?

Cheguei no Fisherman’s Wharf, andei, conheci, fui nas lojinhas, mas logo começou a escurecer e eu fiquei tremendo de frio na fila do Cable Car para voltar para a Union Square…

Palco para artistas de rua

Em uma das minhas visitas ao Fisherman’s Wharf, eu conheci um senhor muito simpático que era músico e, com um violão, jaqueta de couro e um boné com catavento, tocava clássicos do rock bem do ladinho da parada do Cable Car.

Tem apresentações de mágicos, malabaristas e comediantes também. Tudo de graça, mas você pode contribuir com algumas moedinhas, se quiser. Não custa nada incentivar a cultura local, não é mesmo?

E os leões marinhos…

Sim! Tem um cantinho muito especial no Fisherman’s Wharf, habitado por seres que chamam a atenção de quem passa por perto. São os leões marinhos, uma legião deles, que se reúnem em plataformas flutuantes para tomar um sol, dormir e cutucar os amigos. Enquanto alguns tentam relaxar e ficar em paz, outros fazem a maior baderna, empurrando outros leões marinhos no mar ou fazendo o maior barulho.

As gaivotas, que também tomam conta do espaço, ficam ali quietinhas o tempo todo. E os leões marinhos reinam, pulando pra cá, empurrando outro pra lá, fazendo um barulho aqui e uma confusãozinha ali.

E tem mais um ponto que chama a atenção. Prepare-se, porque o cheiro dos leões marinhos é bem forte, assim como o cheiro do mar. Você vai perceber quando que chegar. Mas nem isso afasta todas as câmeras que disputam por um espaço para fotografá-los do melhor ângulo.

Pier 39 em San Francisco, Califórnia (Natália Cagnani)

Você sabia? Os primeiros leões marinhos começaram a chegar na região por volta do ano de 1900, depois do terremoto Loma Prieta, que chacoalhou a baía de San Francisco. Não demorou para que eles se adaptassem e chamassem a atenção dos moradores.

O local virou área de proteção dos animais e hoje é uma das maiores atrações da cidade. Perto dali, fica o Sea Lion Center, que é um centro de preservação onde você pode conhecer mais sobre a vida desses animais marinhos.

Pier 39, o mais famoso píer de San Francisco

Chegando nos leões marinhos, você estará no Pier 39. De todos os píeres de San Francisco, o Pier 39 é o mais famoso e também o mais charmoso para passear durante o dia ou curtir durante a noite. Fica na região do Fisherman’s Wharf, depois de passar pelo fim da linha do Cable Car. É bem fácil andar por lá. Todos são bem sinalizados com seus números, principalmente o 39, que é um dos mais turísticos.

Vista de todos os ângulos + atrações

Ah! É possível ver a ponte Golden Gate ao longe, quando não tem neblina, a Ilha de Alcatraz. Novos e os modernos arranha-céus de San Francisco. Com tantas vistas lindas para contemplar, não é à toa que foi eleito o lugar mais visitado pelo 9º ano consecutivo.

Em cada cantinho do píer, você terá um ângulo diferente para apreciar. Ande com calma e explore o lugar para encontrar os melhores enquadramentos.

Perto dali tem saída de cruzeiros para conhecer a baía de San Francisco (falarei sobre um deles logo mais), tem o passeio pela Ilha de Alcatraz (que eu não consegui encaixar no roteiro por pura falta de tempo), o Aquarium of the Bay e o Exploratorium (ambos são boas opções se quiser esticar uma caminhada pela orla da cidade, vale muito a pena). Ah! E os dois estão inclusos no San Francisco City Pass.

Projeto “open heart”

No final do píer, você vai encontrar uma escultura em forma de coração, conhecida como “Open Heart”. Ela faz parte de um projeto chamado “Hearts in San Francisco” (“Corações em San Francisco”), uma iniciativa do San Francisco General Hospital and Trauma Center para apoiar o desenvolvimento de programas sociais e financiar os custos da instituição.

O coração do Pier 39 foi pintado à mão por um artista local chamado Patrick Dintino. O conceito “open heart” passa a ideia de amor, de abrir o coração e ver o que tem dentro, e simboliza o coração da cidade aberto para todos os seus visitantes. Não é à toa que tem a letra daquela música que diz “I left my heart in San Francisco” (“deixei meu coração em San Francisco”). Foi o que aconteceu comigo. Saudades!

Comer bem e fazer compras

Aqui você também vai encontrar bons restaurantes, cafés, sorveterias e até bares. Tem chocolate Ghirardelli (tradicional made in San Francisco) e até um Hard Rock Cafe (clássico, né?). Ah! Para quem viu o filme Forrest Gump, aqui é o lugar para visitar o restaurante Bubba Gump Shrimp.

Isso sem contar uma pequena unidade da padaria Boudin em uma das áreas mais movimentadas do píer. Foi lá mesmo que eu provei, mas eu me arrependi de não ter pedido algo que todos estavam pedindo por lá. Uma sopa no pão, mas com o sourdough bread. Parecia tão boa e tão quentinha.

Não sei se tem opção veggie, já que o acompanhamento mais famoso é sopa de mariscos. A descoberta vai ficar para uma próxima visita.

Mais lojinhas de souvenirs te esperam pelo caminho. Por mais que não sejam as mais baratas, sempre tem alguma coisa diferente que vai chamar sua atenção. Vale a pena dar uma olhada, nem que seja só para passear e conhecer.

Um dos lugares que eu mais gostei de visitar foi a loja da Lush, uma marca de cosméticos vegana. A marca costumava ter uma loja em São Paulo, mas agora só dá para encontrar fora do Brasil. Outra dica veggie que eu deixo aqui é dentro da própria CVS. Lá eu encontrei protetor solar e desodorantes com preços super acessíveis e, o melhor, 100% naturais.

Inaugurado em 1978 como um centro comercial e de entretenimento, o Pier 39 se tornou um ponto de encontro para os moradores e também um dos lugares preferidos pelos turistas. E uma das coisas mais legais de se fazer por aqui é escolher um dos inúmeros passeios de barco pela baía de San Francisco.

Eu tinha a opção de fazer o tour pela ilha de Alcatraz, mas acabei não fazendo. Foi uma decisão muito difícil, porque eu realmente queria ir. Sei que muitos dizem que é coisa de turista, mas minha vontade de conhecer segue firme e forte. Só não foi dessa vez. Definitivamente, vou voltar para visitar a prisão mais famosa do mundo.

Passeio de barco pela baía de San Francisco

Por mais que eu quisesse ir para Alcatraz, eu também queria muito passar perto da ponte Golden Gate mais uma vez, só que pelo mar. Esta foi a minha escolha. Usar o City Pass em um dos passeios de barco na baía para ver a ponte por outro ângulo. Quem me levou até ela novamente foi o Golden Blue Fleet.

Você pode fazer o passeio à parte, com saídas a cada 1h e pelo valor de $30 por pessoa. Os ingressos podem ser comprados online, na hora ou usando o San Francisco City Pass.

O barco tem 3 andares, com lugares para sentar, espaços fechados e espaços abertos para aproveitar com os cabelos ao vento. Você também pode ficar andando pra lá e para cá em busca dos melhores ângulos para as suas fotos. Foi isso que eu fiz. E é bem tranquilo, até para quem costuma ter enjoo em passeios pelo mar.

Ah! Só não se esqueça daquele casaco amigo para não passar frio. Em San Francisco, aonde você for, é sempre uma boa pedida.

O passeio Bay Cruise Adventure tem duração aproximada de 1h, com direito à narração em inglês contando um pouco da história da baía, do porto, da ponte e da época em que Alcatraz funcionava como presídio.

É pouco? Então se prepara para a próxima parte, que vai passar por baixo da Golden Gate Bridge e voltar por um caminho que te deixa bem pertinho da ilha de Alcatraz. O visual é simplesmente incrível! É tudo tão lindo que eu acabei não prestando muita atenção no áudio.

Passando por baixo da ponte Golden Gate

Toda a minha atenção estava voltada para a ponte. Eu estava ansiosa para vê-la novamente, mas de um ângulo completamente novo. Difícil é saber qual lado do barco é melhor para fotografar. Depois é só escolher um cantinho e se debruçar ali no momento em que o barco começa a passar por baixo da ponte.

Eu não sabia se filmava, se fotografava ou se admirava. Tentei fazer as três coisas meio que ao mesmo tempo. Tirei fotos, várias (fotos nunca são demais para mim ^^). Fiz um vídeo do momento da travessia, mostrando a bandeira dos Estados Unidos no barco para contextualizar e eternizar tudo o que estava acontecendo. E admirei!

Recomendo para quem quiser experimentar algo novo, para quem quiser ver a ponte Golden Gate de outros ângulos, para quem está indo pela primeira vez e para quem já foi. Eu faria de novo, depois de fazer a visita de Alcatraz, que ficou faltando.

Gaivota à bordo!

O passeio teve um outro momento muito especial, pelo menos para mim. Você que me acompanha aqui ou no Instagram sabe o quanto eu gosto de alguns bichinhos, entre eles, gaivotas. E não é que uma pousou no barco, com nada mais e nada menos do que a Golden Gate no fundo. O ângulo não poderia ser melhor.

E ela estava tão bem, tão tranquila ali, que “deixava” as pessoas se aproximarem para fotografar ou gravar a cena, como você pode ver nas fotos que estou compartilhando aqui. Legal, né?

De passagem pela ilha de Alcatraz

Na volta, depois de passar por baixo da ponte e pela cena da gaivota, nos aproximamos da famosa ilha de Alcatraz. Pelo menos consegui sentir um gostinho, vendo mais de perto. Da próxima vez, eu estarei na ilha, explorando tudo.

Dicas para aproveitar o passeio pela baía

Bay Cruise pela baía de San Francisco, Califórnia (Natália Cagnani)

Ah! Uma dica importante. O passeio vai render muito mais (principalmente para fotos) em dias ensolarados e sem a neblina, que sempre aparece na área. Eu deixei bem aberto no meu roteiro para encaixar no melhor dia. O que deixei mais fechado foi o horário. Queria que fosse no início ou no final do dia, mais para o fim para incluir o pôr-do-sol como bônus, no horizonte da ponte Golden Gate. Muito Califórnia, né?

Além do Bay Cruise Adventure, tem outros passeios de barco saindo do Pier 39, inclusive um mais radical para quem gosta de adrenalina.

Vamos seguir nessa linha mais marítima na viagem. No próximo post, vou compartilhar minha visita em mais duas atrações do San Francisco City Pass: o Aquarium of the Bay e o Exploratorium. Vem comigo!

Deixe um comentário